“Linguística, Topologia, e Lógica: Itinerários da Clínica do Sujeito”

Atendimento On-line?

A psicanálise é uma práxis, ou seja, uma política, uma ética de operar o desejo inconsciente e para tanto exige alguns elementos fundamentais dentre esses, para pensar o atendimento on-line, destaco a transferência, o desejo de analista e o tempo.

O primeiro elemento, a transferência ocorre quando um sujeito analisando deposita no analista um lugar de suposto saber, o analista seria, então, alvo da expectativa do analisando que esse analista supostamente saiba algo que ele mesmo não sabe sobre ele ou ainda que supostamente saiba operar a análise.

O segundo elemento que destaco, o desejo de analise, atravessa o analista e o analisante no sentido produzir, sustentar, e não esgotar o desejo de saber do analisante.

Quanto ao terceiro elemento, o tempo. Este deva ser pensado no sentido lógico. De tal forma que o tempo seja colocado enquanto sucessões de acontecimentos, algumas vezes não lineares e paradoxais e não apenas da livre e linear passagem do tempo.

Uma análise on-line, virtual? Verificando-se após algumas entrevistas esse elementos básicos que acabei de citar para se dizer que há alí um início de análise. Talvez possamos fazer essa aposta. E lembrarmos que toda análise não é uma aposta?, mesmo presencial, ela não opera de certo modo como uma virtualidade? o analista é, com efeito, virtual. Ele opera por um suposto saber. Na análise não há garantias.

Eu tinha críticas em relação ao atendimento on-line. Contudo foi preciso continuar minha análise pessoal por Skype e depois de alguns pedidos de análise do exterior me autorizei a realizar alguns atendimentos on-line. Em alguns casos não foi possível, entretanto tive outras tantas experiências significantes de análise sim.

Assim, quando me pergunto sobre atendimento virtual, on-line, penso que sempre temos que sempre nos colocar em cheque e nos perguntar será que está acorrendo? Será que está funcionando? E colocando esse ponto de interrogação tal como deveríamos fazer também no atendimento presencial podemos fazer essa aposta de atendimento on-line.

https://site.cfp.org.br/resolucao-do-cfp-regulamenta-pratica-on-line/

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

CONTATOS